. Jardim de Infância n.º 2 de Beja, sala 1

9 de maio de 2009

Aprender a Pensar


Um Projecto de currículo alternativo, que visa o desenvolvimento de pensamento pró-activo: a capacidade de criar, de se apoiar na lógica, na intuição, na percepção e nos sentimentos (a partir de histórias, observação de imagens e colocação de problemas).
(alguns exemplos)


. "E se eu fosse muito, muito alto? Como seria?"

-"Apanhava maçãs e metia o braço pela porta da cozinha para ir deixa-las sobre a mesa"
-"A minha família era muito pequena e a minha mãe tinha de me empurrar pela porta para eu conseguir entrar!"


. "Uma mesa é uma mesa... Será?"- "E um banco, como pode ser?"

-"O banco do jardim: sento-me lá e ouço os passarinhos."
-"Uma árvore caída no chão pode ser um banco. Sentamo-nos todos em cima dela."
-" Pode ser o banco onde o meu pai leva o dinheiro. É o banco do dinheiro."
-"O banco do teleférico para subir as montanhas."



Porquê um projecto para ensinar as crianças a pensar?


Segundo Edward de Bono, (1995) "ensinar as crianças a pensar, pode ser a coisa mais importante que podemos fazer por elas. Elas estão a crescer para irem viver num mundo complexo. A informação, qualificações e capacidades profissionais não serão suficientes. Terão de ser capazes de pensar a nível profissional, comercial e pessoal. Isso vai-lhes exigir um bom raciocínio." (p.303)
A utilização de questões ou problemas que são colocadas às crianças são preparadas previamente. A sessão termina sempre com desenhos das soluções individuais: não é importante saber desenhar, produzir desenhos "bonitos" aos olhos dos adultos. O desenho vale por si só, muitas vezes substituem até as próprias palavras.


Sem comentários:

Enviar um comentário